quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Primeiro dia na Praça de Maio

Bom, depois de falarmos sobre nossa chegada no aeroporto de Buenos Aires, nós enfrentamos a não grata fila da imigração, fomos conduzido por um taxista não muito convencional e chegamos ao nosso entretido albergue Hostal de la Boca (e foi feita um post com uma "pequena" dissertação tanto do albergue quanto do Bairro La Boca heheh) . Em seguida, depois de uma produtiva caminhada pela Rua Defensa, finalmente chegamos à Praça de Maio! - da qual fiz uma introdução no último post deste blog.

A primeira vista, a Praça não tem nada demais. Não é muito grande e apesar de bonita e arborizada, não há nada que impressione muito. O interessante da Praça está no seu valor histórico - por isso ela pode aparentar bem superficial para um turista desinformado - ou também pela visita que pode ser feita à Casa Rosada. Ou, se a pessoa tiver sorte, ela pode se deparar com alguma interessante - ou então pitoresca - manifestação na Praça, seja política ou econômica, seja de caráter popular ou mais burguês, pois a Praça chama a atenção por ser o principal lugar de expressão e subversão dos argentinos no país

Já era mais ou menos seis horas da tarde quando chegamos na mais importante praça de Buenos Aires. Tivemos sorte de chegarmos a essa hora, porque por coincidência nos deparamos com um evento que ocorre todo dia mais ou menos nesse horário: a encenação do recolhimento da Bandeira (no Brasil o horário de hastemento da Bandeira é as oitos horas e o recolhimento as dezoito, na Argentina não me lembro ao certo, mas acontece um pouquinho mais tarde)



Soldados argentinos vestido de trajes históricos marcham até o espaço onde fica hasteada a bandeira nacional, em frente a Casa Rosada (na foto acima infelizmente a bandeira ficou cortada por ser muito alta). Lá se posicionam e dão início à solenidade do recolhimento da bandeira, a cerimônia é feita com muito aparato e pompa, com direito a belas encenações e música (esta é marcante principalmente pela excelente atuação da corneta no concerto), um interessante espetáculo teatral.

Ao fim da cerimônia ocorre o recolhimento da bandeira, o soldados puxam uma cordinha que trazem à bandeira ao solo e cuidadosamente a acomodam para ser transportada. Ela é carregada por dois soldados, porém três soldados a frente e mais três soldados atrás ajudam a fazer a escolta do símbolo nacional (totalizando oito militares). Teatralmente eles se retiram do lugar e elegantemente vão marchando até à Casa Rosada, onde a bandeira fica resguardada durante a noite - até a hora em que ela será hasteada novamente no dia seguinte.

Enquanto os soldados marchavam e protegiam a bandeira nacional, várias pessoas de longe tiravam fotos daquela cena. Enquanto isso, eu travessamente me aproximei dos militares para tirar uma foto mais ousada heheh. A foto foi tirada pelo meu pai e ficou legal (abaixo), porém a única coisa que não ficou tão legal foram os turistas que fotografavam de longe e ficaram brabos com o inesperado acontecido - responsável pela minha acidental aparição nas fotos alheias (uahuahu)



Depois que os soldados ingressaram na Casa Rosada, esta ficou livre para a visitação do público. Na visitação, os turistas são divididos em grupos que percorrem o interior da Casa instruídos por um guia - que faz uma apresentação geral do local. Eu e meu pai a adentramos, porém deparamos com um pequeno problema: estávamos sem a nossa câmera fotográfica que acidentalmente ficara no Brasil. A câmera foi comprada somente no dia seguinte (nosso segundo dia de viagem), o que mais tarde nos forçou a irmos novamente a Praça de Maio para que pudéssemos registrar nosso passeio com fotos (e novamente fazermos uma visita guiada - em espanhol - ao interior da Casa e ficarmos uma hora sem entender nada do que o guia fala uahuahu)

Como as fotos que fizemos no interior da Casa Rosada só foram registradas a partir do segundo dia (assim como todas as fotos já postadas até então no blog), deixarei para falar sobre a nossa visita aos corredores e recintos da Casa somente quando escrever o post sobre nosso segundo dia de visita à Praça.

Foto do meu pai com soldados ao fundo carregando à bandeira para ser resguardada no interior da Casa Rosada:

Nenhum comentário:

Postar um comentário